Aprende a Provar Vinho Tinto em 6 Passos Básicos

Aprende a Provar Vinho Tinto em 6 Passos Básicos

 

Fruit Quality - Qualidade da Fruta

A fruta madura tende a produzir vinhos com cheiro e sabor mais frutados, enquanto que a fruta menos madura produz vinhos menos frutados com perfis mais salgados, terrosos e herbáceos.

 

Acidity - Acidez

A acidez afeta a estabilidade, a cor e as características sensoriais do vinho. Define o seu carácter, confere-lhe longevidade, frescura e vivacidade.

Como Provar:
Morda um limão, beba um gole de vinho, preste atenção às suas glândulas salivares, que se situam principalmente atrás do ângulo mandibular.
Salivará mais do que o habitual quando a acidez for mais elevada.

 

Tannins - Taninos

Os taninos no vinho têm a ver com o amargor e a adstringência. Um tanino é um polifenol, que é um antioxidante, e ajuda a proteger as uvas da radiação UV e das pragas.

Como Provar:
Coloque um saquinho de chá preto molhado na boca e depois tome um gole de vinho. Os taninos exprimem-se através de uma sensação de boca seca e áspera.

 

Alcohol - Álcool

O álcool afeta a forma como sentimos o vinho no palato e a intensidade do seu sabor.

Como Provar:
Adicione uma colher de chá de uma bebida com elevado teor alcoólico, como vodka ou gin, ao seu copo de vinho e sentirá uma sensação de ardor.
O teor alcoólico também pode ser medido visualmente pelas marcas viscosas à volta do copo. Quanto mais viscoso, mais álcool ou açúcar residual. São as chamadas “legs” ou “lágrimas/tears”.

 

Body - Corpo

É o culminar de tudo o que se passa no interior do copo.

Como Provar:
O “peso” do vinho na boca define se é mais ou menos encorpado.

 

Sweetness - Doçura

Entre os componentes que influenciam o sabor doce de um vinho está o açúcar residual. Este é normalmente medido em gramas de açúcar por litro de vinho.

Deixe um comentário
All comments are moderated before being published.

Read our Privacy Policy and Terms of Service.

Related posts